quarta-feira, 17 de agosto de 2011

10 instrumentais odontológicos (assustadores) de antigamente


Mas se você que é dentista e acha que os equipamentos e instrumentaisque utilizamos atualmente não tem lá muitos cuidados com ergonomia ou se você que é paciente e acha o motorzinho do dentista um instrumento de tortura, você tem muita sorte de ter nascido da segunda metade do século XX em diante.
Listamos alguns instrumentais que nossos antepassados (ou nem tão antepassados assim) dentistas utilizavam para “trazer uma melhor qualidade de vida” para as pessoas.
1 – A precursora da caneta de alta rotação
Cientistas encontraram 11 dentes com mais de 7000 anos em um cemitério no Paquistão com pequenas cavidades formadas pela caneta de alta rotação da pré-história. Deve ter doído.
2- Fórceps Pelicano
Também conhecido como “Alavanca de Douglas”. Meados do século 17.
3- Caneta de “alta rotação” de 1910
Alta tecnologia. Essa ja era acionada por pedal. Esse modelo foi utilizado na Austrália na Lakeside Mental Hospital Ballarat.
4- Manequim odontológico de 1920
Na faculdade os dentistas praticam em manequins com dentes em resina ou naturais, mas nenhum chega aos pés desse manequim francês de 1920. Tem inscrito nele: “Patentes em todos os países civilizados”.
5- Fórceps e broca ao mesmo tempo?
Este fórceps é de 1948 e esta exposto no Macauley Museum of Dental History na Carolina do Sul, Estados Unidos. Essa “broquinha” era para o arrancador de dentes conseguir mais apoio e garantir que o dente saisse inteirinho.
UPDATE: Segundo nosso leitor Hector nos comentários, a “broquinha” que citei se chama na verdade Verruma e se destina na verdade a fragmentar o dente e facilitar sua extração! Obrigado, Hector!
6 – Caneta de “alta rotação” clockwork
Muito simples. É só dar corda e remover as cáries. Uma pena é que falta a irrigação.
7- O autoaplicador de óxido nitroso
Qualquer um podia comprar e relaxar na cadeira de casa.
8- Serra para separar dentes
Provavelmente era moda na época separar os dentes, então nada que uma serra bem afiada não resolva.
9- Abridor de boca
Para paciente que estavam com a mandibula “travada”.
10-Alavanca com cabo de Marfim
Extraindo dentes com estilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário