segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Universidade mostra robô para treinamento de dentistas no Japão

‘Se a face do robô não for realista, não terá o mesmo efeito psicológico nos usuários’, diz professor Maki

A universidade Showa, do Japão, anunciou o robô Showa Hanako 2, que é um androide na forma de um paciente de dentista. O fabricante é a japonesa Tmsuk, que investe em robótica desde 1992. A comercialização será feita pela Yoshida Dental Manufacturing.
Em relação ao modelo anterior, a segunda versão do robô tem aparência e funções mais realistas. A nova Hanako (nome feminino) tem pele de silicone e cavidade bucal com dentes e língua. O robô tem ampla variedade de movimentos, incluindo língua, olhos, cabeça e braços, além de falar, tossir, engasgar e até demonstrar cansaço por ficar com a boca aberta.
Segundo Koutaro Maki, professor da Universidade Showa, “se a face do robô não parecer realista, ela não terá o mesmo efeito psicológico nos usuários. A forma como os dentistas e os pacientes realmente se sentem na presença do paciente é um fator muito importante”.
Segundo professor da Showa, já houve propostas para aquisição do robô

“Faz diferença se os estudantes puderem treinar ao mesmo tempo em que sentem o mesmo tipo de pressão que sentiriam com um paciente humano. Pensamos que as pessoas podem ficar tensas enquanto treinam e cometam erros porque, afinal, é um robô”, completa Maki.
A respeito de comercialização, Maki afirmou que houve propostas de alguns países, porém, há o problema de prestação de assistência técnica, que seria responsabilidade da Tmsuk.
“Showa Hanako deveria ser vendida através da coordenação entre governos e organizações envolvidas, como uma tecnologia do Japão, ao invés de algo restrito a uma universidade ou empresa”, afirma o professor.
As informações são do DigInfo TV.





Nenhum comentário:

Postar um comentário