terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tecnologia que espanta o medo da cadeira do dentista

O Ultrassom no consultório do dentista é um aliado do paciente.

O barulho do motor do dentista ainda traz arrepios a muitas pessoas. Ouvir falar em brocas, então, pode afugentar muitos pacientes dos consultórios odontológicos. Difícil mesmo é tornar agradável a visita de alguém ao dentista. E é essa dificuldade que faz com que as empresas do ramo, e os próprios dentistas, busquem soluções clínicas que tragam conforto ao paciente.

Nesse contexto, o uso do ultrassom é um passo adiante dentro do objetivo de tornar a ida ao dentista mais agradável. Alguns procedimentos estão sendo realizados no consultório odontológico utilizando a tecnologia ultrassônica, com a vantagem de diminuir o ruído e a vibração – os quais podem incomodar muito o paciente. Além disso, essa tecnologia, quando aplicada em cirurgias bucais, pode gerar um pós-operatório mais ameno e tranquilo quando comparada aos procedimentos cirúrgicos convencionais. Realizar enxertos ósseos e implantes, em ambiente intrabucal, utilizando esses equipamentos piezo-elétricos (como são chamados alguns ultrassons odontológicos) é confortável também para o cirurgião-dentista, que tem um campo operatório mais limpo e um instrumental de excelência para realizar o seu trabalho.

Alguns estudos sugerem, inclusive, que a cicatrização nesses procedimentos é mais rápida porque não ocorre o aquecimento inerente ao uso de brocas – o que gera necrose tecidual em toda a superfície do corte. Isso não quer dizer que os procedimentos convencionais não sejam bons. Eles têm, inclusive, mais respaldo científico. Mas as cirurgias que utilizam ultrassom têm mostrado resultados muito satisfatórios. É algo a se adicionar dentro da evolução da odontologia.

Muito em breve, a odontologia moderna e repaginada, capaz de construir sorrisos harmoniosos em ambientes confortáveis, será objeto de desejo de muitas pessoas que antes tinham medo de frequentar o dentista!

Autora:Dra. Maristela Lobo

Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós - graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP. Site: www.maristelalobo.com.br

Fonte:Gazeta Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário